Blog

Automóveis, Dicas

Qual a frequência ideal para lavar o carro?

O brasileiro é apaixonado por carros, não é mesmo? Tem gente que lava o automóvel mais do que o pet. Mas, a lavagem semanal, que muitos proprietários fazem, não é o ideal. Isso porque lavar com muita frequência pode danificar a pintura. 

E não é apenas o ato de lavar que pode prejudicar, mas os produtos utilizados, as cerdas e esponjas, e até mesmo a forma como você vai secá-lo depois.

Segundo a empresa alemã BASF, de tintas automotivas, o prazo ideal para a lavagem do carro é a cada duas semanas. A informação está em uma reportagem veiculada no site autoo.com.br.Ainda segundo o texto, é preciso avaliar o tipo de sujeira e o tipo de limpeza, pois algumas sujeiras se não forem limpas rapidamente podem danificar a pintura, assim como cerdas de lavadores, por exemplo, que também podem causar danos se a frequência de uso for grande.

Ao lavar seu auto, prefira sempre uma sombra. Lavar debaixo do sol fará com que as áreas úmidas sequem mais rápido que outras e isso pode provocar manchas. Opte por detergente específico para carros, pois eles possuem fórmula pensada para tirar a sujeira sem agredir a pintura. Prefira panos de algodão em vez dos sintéticos. Não use mangueira com pressão ou lavadora de alta pressão, pois o jato pode comprometer a pintura também. As partes mais sujas, como as rodas, podem ser lavadas com escovas. Prefira o mesmo detergente para carros ou produtos especiais para pneus. 

Depois de lavar, seque o veículo com uma toalha de algodão ou microfibra. Não deixe o carro secando no sol, assim você evita que apareçam aquelas indesejadas manchas que também desvalorizam o veículo. 

E a parte interna?

As partes de plástico devem ser limpas com produtos específicos para plásticos. Nada daqueles com silicone, pois ressacam a área e podem danificar sua aparência.

Bancos e revestimentos das portas e teto devem ser higienizados com os conhecidos limpadores de carpetes. Passe o produto com um paninho sem esfregar. Deixe agir por um tempo e depois remova o excesso com outro pano.

Se os bancos forem de couro, a higienização pode ser feita com um pano umedecido com sabão de coco. Depois passe um outro pano seco para remover o excesso. O interessante é que o sabão de coco já hidratará o material.

Nas superfícies em black piano, a recomendação é o uso de cera automotiva. O produto além de limpar vai proteger as peças. 

Nos vidros a limpeza deve ser feita com produtos específicos para vidros. Se quiser, pode utilizar também aqueles que preservam a visibilidade em caso de chuva ou janelas fechadas. 

E não esqueça: em época de racionamento de água, falta de chuva, precisamos economizar. 

Deixe um comentário.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
(Atendimento de Seg a Sex das 8:30h às 18h e nos Sábados das 8:30h às 12h)