O que se leva em conta na hora de avaliar um carro?
Quando alguém deseja vender um carro em lojas, os avaliadores levam em conta diversos fatores e itens. E, obviamente, todos impactam no valor que será oferecido pelo automóvel. Cuidar do bem não é, apenas, questão de segurança e estética, mas também serve para que não haja desvalorização significativa.
Ao comprar um carro zero, tenha em mente que ao sair de uma concessionária seu automóvel já está perdendo 20% do valor. A cada ano, o carro perde mais um pouquinho. E vai perdendo mais a cada problema ou falta de cuidado.
Carros com alta quilometragem, sem as devidas revisões e manutenções, ou muito antigos, são mais difíceis de vender. Modelos que já saíram de linha ou que passaram por grandes reformulações visuais ou tecnológicas também perdem valor. É claro que existem aqueles modelos tradicionais que continuam os queridinhos dos motoristas, e aí sim a desvalorização acaba sendo menor.
E os carros com avarias?
Se o carro está com amassados, arranhões, descascados, manchas, vidro trincado ou algum problema mecânico, seu valor sofrerá redução. Por isso, é mais fácil e barato arrumar um pequeno probleminha, do que deixar juntar vários para decidir arrumar ou tentar vender com eles.
Carros que ficaram comprometidos por conta de batidas também têm o valor bastante reduzido. Os avaliadores, além de experiência para enxergar os problemas, conseguem acessar dados que registram o uso de seguro, por exemplo.
Histórico
O automóvel passou por muitas pessoas? Foi de uma empresa? A história do carro também conta em uma avaliação. Carro de único dono geralmente tem um valor maior, já que, na teoria, seria melhor cuidado.
Outros itens
Carros que são úteis em situações específicas, como para entregas, por exemplo, têm mercado certo. Automóveis com bagageiros, tração nas quatro rodas, e diversos outros acessórios também têm públicos específicos.
Um carro bem cuidado sempre será bem avaliado. Aqui na Global Repasses nós somos apaixonados por carros e por negociá-los. Conte conosco!