Barulhos no carro? Saiba identificar alguns deles!
São inúmeros os tipos de barulhos no carro e os problemas que eles podem indicar. Alguns são simples de resolver, outros exigirão mais tempo e profissionais especializados. Mas nunca deixe para arrumar depois, pois pode ser algo sério e que comprometerá o veículo. Alguns problemas podem provocar outros mais graves e o custo do conserto pode sair caro!
Se o barulho é persistente, fica a todo tempo enquanto o carro está ligado, pode ser algo no motor ou nos itens dele, como, por exemplo, no alternador. Neste caso é fundamental procurar um mecânico para uma avaliação detalhada, já que são muitas as peças que ficam abaixo do capô.
Se o som é de uma batidinha seca, que aparece quando o carro está em movimento, pode ser o amortecedor. Se você ouvir um ranger de molas, aí pode ser um problema na suspensão. Estes são mais fáceis de detectar.
O barulho é metálico? Está na parte da frente do carro? Pode ser de alguma peça solta. Com o tempo e uso é normal algumas ficarem mais frouxas, por isso as revisões são importantes.
Tem também aquele barulho que mais parece o som de um grilo, pois é intermitente. Esse geralmente é de algo desencaixado e que fica raspando na lataria do carro ou no revestimento da cabine do automóvel.
Se o som surge ao ligar o veículo e parece ser de uma corrente sendo arrastada, deve ser a correia dentada. Ela é uma peça tão importante que se romper fará algumas peças ficarem empenadas e o custo para conserto será alto.
Passou por um buraco ou lombada e ouviu algo como se uma tampa de ferro estivesse embaixo do carro, pode ser a proteção do cárter solta.
Fique atento aos barulhos do seu carro. Faça as revisões de acordo com o manual do proprietário ou quando notar algo diferente. Lembre-se que alguns probleminhas no veículo são simples de resolver e não representam perigos, mas outros são sérios e podem ocasionar acidentes.