7 dicas para cuidar melhor dos pneus do seu carro
Assim como nossos pés, os pneus vivem do atrito e carregam um grande peso. Por isso merecem atenção especial. E não só porque são os responsáveis por dar movimento ao veículo, mas porque também são considerados item de segurança.
Neste post você vai saber como cuidar melhor dos pneus do seu carro, garantindo a eles uma vida útil maior que a de costume.
#1 Calibre os pneus a cada 15 dias, no máximo. Alguns especialistas sugerem a calibragem semanal. E atenção: sempre com a pressão informada no manual do veículo e de acordo com a quantidade de passageiros. O pneu reserva também precisa ser calibrado com frequência, pois nunca se sabe quando será necessário utilizá-lo.
#2 Nunca utilize rodas e pneus com medidas diferentes das indicadas pelo fabricante do automóvel. O carro é como um organismo, tudo funciona em harmonia, e por isso os itens devem corresponder aos projetados.
#3 Faça o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros. Não deixe passar desta quilometragem sem o rodízio.
#4 É fundamental realizar o alinhamento e balancear os pneus quando houver rodízio ou troca dos mesmos, ou quando o veículo sofrer algum impacto forte.
#5 Atenção ao indicador de desgaste da rodagem TWI (Tread Wear Indicator). Ele está presente em todo pneu e serve para mostrar o momento certo da troca. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, o carro ficará mais suscetível a um acidente.
#6 Evite freadas bruscas, pois elas desgastam os pneus mais do que deveriam, e utilize os pneus indicados para cada tipo de solo.
#7 E por fim, evite usar pneus remold, os remoldados ou remodelados. Eles são mais baratos, mas não são recomendados para uso em estrada. De toda forma, só compre pneus que tenham o Selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que é a entidade que garante a origem dos produtos e que eles foram testados.